Barbie profissões… Por Pati Jucá

Eu não sou de reclamar, até porque acho minha vida bem fácil. Mas ontem, confesso que senti uma pontinha de indignação por todas nós mulheres. Não sou feminista, nunca fui. Adoro os afazeres do lar e amo minhas profissões, mas tudo seria bem mais leve se não tivéssemos um compromi$$o financeiro, não? Somado a tudo isso, sentimos a leve obrigação de sermos, lindas, loiras & magras. Barbie Profissões.

Aristóteles já dizia que a beleza é a melhor carta de recomendação e quem sou eu para discordar? Todo mundo gosta de uma bela figura e, sobretudo nós mulheres, nos esforçamos muito para isso. Então me pergunto, o que fazer numa situação onde seus resultados profissionais são diminuídos ou justificados porque “ela é bonita”. Pode isso?

De um lado, somos praticamente obrigadas a ser magras & lindas, porém, se alcançamos algum nível de sucesso, é por que somos magras & lindas. E, se além disso, como muitas de vocês que me lêem, somos criativas, chefes de equipes, fazemos tudo o que fazemos e ainda damos um jeito de fazer escova no cabelo ? Não é algo para se celebrar ao invés de criticar? E o pior é que não acho essa critica venha só dos homens – às vezes nós mulheres, muito cruelmente, fazemos isso entre nós mesmas.

Para não me alongar muito mais, comecemos nós mesmos dando o exemplo, vamos sim nos esforçar para estar sempre bem, primeiro porque faz bem para a mente, nos valoriza e é o máximo ter certeza do quanto somos especiais. E por fim, o mundo merece ficar mais bonito, mas nada é mais lindo do que a organização dos sentimentos e a beleza que transparece das nossas ideias. Limpemos as ideias para ver a beleza com outros olhos!

(Gente, pedimos licença para invadir um pouquinho do espaço da Pati! Lendo esse texto lembramos de um vídeo gerado da parceria do Jean Paul Gaultier com a Coca-Cola Light européia. Além de criar uma série limitada de garrafas do refrigerante, Jean Paul produziu três curta-metragens, todos eles tendo Barbies como protagonistas, que, com um toque de humor e ironia, expressam alguns desses “dilemas” femininos…)

http://www.youtube.com/watch?v=DcArcB4vqV0&feature=relmfu

Boa semana gente linda!

One Comment

  1. Débora Voss

    Verdade!
    Me encontrei muito neste texto!
    E tem mais: um rostinho bonito ainda pode ser contestado por sua competência, numa falsa sobreposição de beleza X potencial!

  Comments are closed.